Shirra - Rottweiler - 05/11/2012

 
 

 

O Rottweiler é um cão forte, robusto e atlético que causa admiração entre os que o conhecem e temor entre os que não o conhecem. Embora ele tenha uma má reputação devido aos treinamentos orientados para aumentar sua agressividade e por sua aparição em filmes como “A Profecia”, onde encarnou o “cão do diabo”. Um Rottweiler corretamente socializado é amável, cordial e pode ter o coração de um anjo.

 
                 
 
 
 
 

O Rottweiler tem um temperamento calmo e tranquilo. É atento, obediente, valente, seguro, confiável e leal com os seus. Por isso é fácil treiná-lo e ele se ajusta bem aos diferentes estilos de adestramento canino.

Por ser uma raça versátil e inteligente, pode ser treinado para a proteção de uma família ou de uma casa, é obediente, podendo ser um cão policial, de terapia, de assistência e, inclusive, de busca e resgate, embora com essa última característica, ele não seja muito conveniente, porque as vítimas podem se assustar quando o virem.

São flexíveis e têm muita estabilidade emocional, embora possam reagir muito bruscamente se não forem convenientemente socializados desde filhotes. Por isso, nessa raça o adestramento em obediência básica é mais uma necessidade, do que um capricho.

 

O Rottweiler é, em geral, um cão muito saudável, mas essa raça tem propensão a displasia de quadril e também à obesidade, se não for exercitado regularmente.

Ele precisa de muita atividade e exercício, mas se isso é feito com regularidade, ele pode viver em um apartamento sem problemas.

O que, sim, ele precisa é de muita companhia. O Rottweiler não é um cão que se pode ficar dias sozinho, ele precisa de brincadeiras e atenção diária para se socializar bem.

Nos demais aspectos, ele é fácil de cuidar e sua pelagem não precisa de cuidados especiais. Basta lhe dar banho quando necessário e escová-lo regularmente.

Por serem cães robustos, uma fêmea do Rottweiler pode chegar a dar a luz até a 10 crias por ninhada. Um aspecto negativo desses animais é que eles costumam roncar, por isso pode ele dificultar o sono do dono.

Infelizmente, esse cão é educado, muitas vezes, para potencializar sua agressividade e se ele não for bem educado, pode chegar a ser violento. É por isso que essa raça entrou na categoria de cães potencialmente agressivos.

Na prática, isso significa que, em certos países, é preciso ter uma permissão para criá-lo em um domicílio particular e só é possível levá-lo para passear com focinheira.